quarta-feira

Taxa Multibanco BPN já começou a cobrar

Taxa Multibanco BPN já começou a cobrar

 

 

ATENÇÃO
 



Taxa Multibanco BPN (já começou a cobrar)

 Levantamento em multibanco


 

Atenção!!!

Quando forem levantar dinheiro ao multibanco NÃO LEVANTEM SE O MULTIBANCO FOR DO BPN!!!!
Eles cobram uma comissão por cada levantamento, isto porque não têm protocolo com a SIBS, é considerado cash-advance, tal como quando se levanta dinheiro a crédito.

Toca a divulgar, o BPN tem quase 100 terminais Multibanco.


 Ver notícias em:

 

 

 

 

Radares Via Verde


Informação Muito ÚTIL:

Atenção Foram hoje inaugurados, os radares de controlo de velocidade, em todas as vias verdes.
Não esquecer que o LIMITE de VELOCIDADE é 60 km!!!
Senão... carta apreendida e 150.00 euros. 
 

 

 


terça-feira

GOLPE COM CARTÃO DE CRÉDITO

 

Está a acontecer em Portugal.
Tenha cuidado e não responda a perguntas "aparentemente" certas.
Estará mais bem preparado para se proteger se estiver a par deste novo tipo de fraude com cartões de crédito feito via telefone.
Os scammers estão a cada dia mais criativos!
Você recebe uma chamada e a pessoa diz:
 
- "Estou a falar-lhe do Departamento de Segurança da VISA (ou outra, por exemplo). O meu nome é Fulano e meu número de identificação funcional é 12460. O Senhor comprou (qualquer coisa estranha como um dispositivo anti-telemarketing) no valor de 497,99 Euros a uma empresa sediada no Arizona, USA?"
 
É claro que você responde que não, ao que se segue:
 
- "Provavelmente o seu cartão foi clonado e estamos a ligar-lhe para verificar. Isto confirmado, será emitido um crédito ao seu favor".

Este tipo de transacção está a acontecer com despesas que variam de 297 Euros até 499 Euros, justamente por ser abaixo do valor de 500 Euros, que acciona a maioria dos alertas.

- "Antes de processar o crédito, gostaríamos de conferir alguns dados. O seu endereço é tal?" (Isto pode ser retirado facilmente das listas telefónicas via Internet).

Ao responder que sim, o scammers continua:

- "Qualquer questão que o senhor tenha, deverá ligar o número 0-800 que se encontra na parte de trás de seu cartão e pedir para falar ao Departamento de Segurança. Por favor, tome nota do seguinte número de protocolo" (o bandido dá-lhe então um número de 6 dígitos) e pede: "O senhor poderia lê-lo para confirmar?"

Aqui vem a parte mais importante da fraude. Ele diz, então:
 
- "Desculpe, mas temos que verificar que o senhor está de posse de seu cartão. Por favor, pegue no seu cartão e leia o seu número".

Feito isto, ele continua:
 
- "Correcto. Agora vire o seu cartão e leia por favor os 3 últimos algarismos (ou 4, dependendo do cartão)".

Estes são os Números de Segurança (Pin Number) que você usa para fazer compras via Internet, para provar que é efectivamente titular do o cartão!

 
Depois que você diz os referidos números:
 
- "Correcto! Entenda que era necessário verificar que o cartão não estava perdido, nem tinha sido roubado, e que o senhor estava com ele em seu poder. O senhor tem mais alguma outra pergunta?"

Depois que você diz que não, o scammer agradece e desliga. Provavelmente, em menos de 10 minutos uma compra será debitada no seu cartão, e muitas outras depois, caso você não perceba a fraude até à chegada do extracto.

Como proteger-se desta acção criminal?

É quase inútil fazer denúncias à Polícia. Até nos Estados Unidos é difícil encontrar essas ligações.

Você pode dizer para o bandido desligar que você fará a ligação para o 0800. Mas, mesmo que você desligue este tipo de ligação, é claro que a melhor maneira de se precaver é estar alerta e comunicar a todos a existência deste golpe.